A luta contra o fumo na Coreia do Sul tem sido árdua. É o país com o cigarro mais barato dentre os membros da OCDE, e com um dos maiores números de fumantes.Mais de 45% da população masculina na Coreia é fumante. E agora o governo de lá quer acertar as contas com as empresas fabricantes de cigarro.
O governo coreano vai processar fabricantes de cigarro e tabaco. Quem garante é Kim Jong-dae, presidente da NHIS (National Health Insurance System), agência nacional de saúde. “A NHIS vai processar estas companhias para recuperar os gastos públicos aplicados no tratamento de doenças relacionadas ao consumo de cigarro”, garantiu fonte oficial da agência em entrevista ao Korea Times. Os prováveis alvos do processo serão a KT&G, maior produtora de tabaco na Coreia e outras empresas estrangeiras que vendem cigarro por lá.
O governo já está preparando toda a “papelada” e pretende entrar com a ação no início de 2014. Será a primeira vez na história que uma agência governamental vai processar a indústria de cigarro na Coreia. Só em 2012, a NHIS gastou cerca de 43,2 bilhões de wons (mais de 95 bilhões de reais) com o tratamento de câncer de pulmão.
Segundo relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) publicado em 2013, seis milhões de mortes ocorrem anualmente devido a doenças relacionadas ao uso do cigarro. O mesmo relatório alerta que, de acordo com a atual tendência, este número pode chegar a oito milhões de mortes anuais em 2030. O órgão internacional também aponta que mais de 100 milhões de pessoas morreram no século XX em decorrência do tabagismo. De acordo com a revista HAPS, 45% da população masculina da Coreia do Sul admite ser fumante, colocando o país no segundo lugar dentre os países da OECD.
Créditos: DeProsaNaCoreia
BrazilKorea
Nenhum comentário:
Postar um comentário