sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Curiosidades - Casamento no Estilo Coreano.

Korean wedding
1o passo-  Uma vez que o casal resolve se casar, tem que haver o encontro entre as duas famílias para resolver e discutir sobre os preparativos para o casamento. Em geral o noivo vai à casa da noiva para pedir ela em casamento e ela retribui visitando a casa dos pais do noivo para cumprimentá-los.  Quando todos concordam com o casamento o Sanggyeonnye é realizado, o que significa a apresentação dos noivos à todas as pessoas das duas famílias.  Esse encontro, em geral, é muito formal e a noiva sempre usa uma roupa cor de rosa para a ocasião.  É a festa oficial de noivado.
wedding chests
 2o passo-  A crucial troca de presentes entre as famílias:
  • Yedan – é a caixa de sedas e∕ou roupas de seda e∕ou jóias que a noiva manda para a casa do noivo para mostrar o seu respeito.
  • Cholgap – presentes em dinheiro e jóias da família do noivo para a família da noiva.
  • Hamgap – presente em dinheiro dos pais da noiva aos amigos do noivo, um dia antes da data do casamento.
  • Sangsu é a troca de comidas e vinho entre as duas famílias.
 Claro que hoje nem todas as tradições são comum ou praticadas – porem, de uma certa forma, são esperadas das famílias.
Ham - a caixa de presentes para a noiva
Carregando a caixa com presentes para a noiva de passo a passo
Entrando na casa da noiva com os presentes
De todas as caixas a mais interessante é a Hamgap que, a qual é levada a casa da noiva, passo a passo, pelo hamjinabi que é responsável pela entrega da caixa…porem ele só dá um passo adiante quando o pai da noiva coloca um envelope com dinheiro no bolso dele.  E assim vai até que ele chega na casa da noiva com a caixa cheia de presentes para a noiva.  Geralmente o Hamgap contem uma carta escrita pelo sogro, agradecendo os pais da noiva pela entrega de sua filha para fazer parte da família do noivo, abençoando o casamento a ser realizado.  Hoje o Hamgap contem jóias e, geralmente, bolsas ou roupas de grife.
Na cultura coreana certos animais, tais como, patos e ou gansos funcionam como símbolos de longevidade, prosperidade e fidelidade e são, portanto, incorporados em todos os casamentos. O pato é especialmente conhecido por companheiro para toda vida e assim nos velhos tempos, o noivo daria a sua futura sogra um ganso vivo para representar a sua fidelidade. No entanto, hoje o presente é de um par de patos de madeira ou cerâmica.
Os presentes
3o passo  -  Tirar fotos de casamento antes do casamento tornou-se uma obrigação e é levado muito a sério. Muitas fotos são tiradas em estúdio, ao ar livre, em Palácios reais, jardim botânico, parques temáticos, ou outros locais memoráveis e que representem algo na vida do casal.  Vestido de noiva, smokings, hanbok e roupas casuais são usadas ​​para refletir o estilo de vida dos indivíduos.
fotos de casamento
4o passo  -  Na Coreia o casamento pode ser uma mistura de culturas, o tradicional e∕ou o ocidental e há dois tipos de casamentos. O estilo ocidental é realizado num salão de festas, e o estilo tradicional, que está se tornando popular entre os jovens que desejam uma experiência coreana formal e única.  No casamento típico coreano, o casal veste o traje típico coreano, o hanbok, e os dois bebem soju que significa votos e o compromisso para um casamento feliz perante a terra e o céu.  Após essa cerimônia, há a cerimônia  onde a noiva e o noivo participam de uma cerimônia que se chama pyebaek para reverenciar os pais do noivo. Durante pyebaek, os pais jogam castanhas e pequenas frutas (jujuba) que a noiva tenta catar usando parte do hanbok que representa o número de filhos a nascer e também serve para abençoar um casamento feliz.  O casamento típico é inteiramente feito com gestos, sem troca de palavras.
5o passo  -  Após a lua de mel, o casal visita a casa dos pais da noiva para mostrar mais uma vez o seu respeito a eles e no dia seguinte o casal visita a casa dos pais do noivo levando alimentos preparados pela mãe da noiva – esse evento se chama Ibaji que literalmente significa “contribuir”.  O ibaji é preparado com muito carinho e o tipo de alimento varia muito entre famílias ou de acordo com a região do país.  Esse ato é retribuído entre as famílias como um sinal para que todos tratem bem e com apreço ambos, noivo e noiva.
dentro de uma caixa "Ham"
Fonte: Bom Dia Seul

Nenhum comentário:

Postar um comentário