quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

News - A ONG Liberty in North Korea está arrecadando dinheiro para resgatar refugiados norte-coreanos que fogem de seu país.


A ONG Liberty in North Korea (Liberdade na Coreia do Norte) está arrecadando dinheiro para resgatar refugiados norte-coreanos que fogem de seu país. Não conheço os envolvidos nessa ONG, mas me parece que eles ganharam respaldo na Coreia do Sul e fazem um trabalho sério. Mas, por que PAGAR para ajudar a ONG a resgatar esses refugiados? Aqui vão algumas razões: 

1) O governo chinês não os reconhece como refugiados, e quando são pegos, são imediatamente repatriados, e provavelmente vão parar num campo de concentração. Existem "coiotes", pessoas que ajudam os desertores a fugirem do país, atravessarem a China, para chegarem a um terceiro país do sudeste asiático, para só então conseguirem voar para a Coreia do Sul, onde passam por uma triagem, recebem a cidadania sul-coreana e uma espécie de "bolsa família" para ajudá-los na adaptação à sociedade capitalista. No entanto, os coiotes (muitas vezes sul-coreanos) cobram um alto preço pelo resgate, e ficam na cola dessas pessoas para pagaram com a bolsa que recebem, o que torna suas vidas um verdadeiro inferno, e a adaptação mais difícil.

2) Fugir da Coreia do Norte muitas vezes não é a parte mais difícil da jornada. Grande parte dos desertores (que são, em sua maioria, mulheres), acabam sujeitos ao tráfico ou à escravidão sexual nas províncias do nordeste chinês. Sair da China para chegar à Coreia do Sul pode levar anos, e muitos não resistem.

3) Alguns refugiados, após chegarem à Coreia do Sul, estão conseguindo estabelecer contato com seus compatriotas e familiares através de celulares e rádios clandestinos, o que tem alimentado os movimentos de base na sociedade norte-coreana.

O site e o vídeo da campanha estão em inglês, mas se você apoia essa causa, é hora de praticar a língua LOL


Crédito: DeProsaNaCoreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário